segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sinusites

Definição : Inflamação e infecção de um ou mais seios paranasais provocada por vírus ou bactérias. Mas o que são seios paranasais

 

Os seios paranasais são na verdade, “buracos” que existem nos ossos que formam a base do nariz e tais cavidades possuem orifícios de entrada e saída de secreção localizados em nossa nasofaringe, ou seja, cavidade nasal. Esses ossos são : maxilares, frontal, etmoidal e esfenoidal.

 

Vide figura abaixo :

 sinusite-1

E como ocorre a infecção nos determinados seios ?

 

Como eles produzem secreção e ha um orifício de saída e entrada para a mesma, basta que algo ou alguma coisa obstrua sua saída para que ocorra acúmulo de secreção e proliferação bacteriana dentro dos seios.

 seios da face

A principal causa de sinusite é o resfriado comum, melhor dizendo, vamos desenvolver um quadro de sinusite na maioria das vezes após um quadro de resfriado comum, ou de um quadro de  obstrução da nasofaringe.

 

 

 

 

Observe o orificio de drenagem dos seios da face para o interior do nosso nariz. Uma vez que tais saidas estao “fechadas” ocorre acúmulo de secreção nos seios e consequente proliferação bacteriana!

 

Formação dos seios nasais :

A criança já nasce com  seios maxilares e etmoidais rudimentares, mas os mesmos só irão aparecer em um exame de rx aos 4 anos de idade. O seio esfenoidal aparece aos 5 anos de idade e o seio frontal aos 7 anos de idade.

Importante – para você mãe – antes dos 7 anos de idade não insista em pedir um rx ao médico para saber se ele tem ou não sinusite, pois quase nada ira constar no exame. O diagnóstico deve ser clinico, pela conversa entre mãe e medico e pelo exame do paciente e nada mais!!!

 09f1

 Formação dos seios paranasais, de acordo com a idade.

 

Causas de sinusites e fatores predisponentes:

 

1 – Viral : se resolve espontaneamente juntamente com o quadro gripal.

2 – Bacteriana : complicação e infecção de um ou mais seios por bactérias, necessitando tratamento com antibióticos. As principais bactérias causadoras de sinusites são : Streptococcus pneumoniae , Haemophillus influenzae e Moraxella catarrhalis.

Como já dito previamente, para que desenvolvamos um quadro de sinusite, devemos ter algo ou alguma coisa que dificulte a saída de secreção dos seios paranasais e as principais causas de obstrução são:

  • Resfriado comum como a principal causa;
  • Rinite alérgica;
  • Exposição a fumaça de cigarros;
  • Refluxo gastro-esofágico;
  • Anormalidades da anatomia do nariz como desvio de septo, pólipo nasal, adenóide hipertrofiada e corpo estranho no nariz;

Como o paciente chega ao médico, quais são seus sintomas ?

 

A criança se apresenta com tosse ha mais de 14 dias, que piora a noite, febre alta e as vezes secreção nasal purulenta.

Já o adulto além dos sintomas acima citados pode apresentar cefaléia frontal importante devido a formação do seio frontal(testa) que se inicia aos sete anos e conclui sua formação aos 20 anos.

 

Exames complementares :

O Rx da face na maioria das vezes não é indicado e a suspeita e o diagnostico deve ser feito pelo médico.

Lembrando : em crianças menores de 6 anos nem pensar em solicitar Rx.

 SINUSITE

Observe o seio maxilar direito bem mais opaco(branco) que o seio maxilar esquerdo.

Tratamento :

 

O tratamento deve ser feito com antibióticos e o nosso de escolha é a famosa amoxicilina, e para um tratamento efetivo deva ser usado por 14 a 21 dias.

No caso de falha terapêutica, outros antibióticos pode ser usados como a classe dos macrolídeos( azitromicina e claritromicina) ou então pensarmos na associação de amoxicilina com clavulanato.

 

Existem complicações das sinusites

Claro que sim, devido a proximidade dos seios paranasais com estruturas do crânio, importantíssimas para nossa vida.

Uma complicação temida é a celulite periorbitária-originada da sinusite etmoidal-inflamação do tecido subcutâneo ao redor do olho- e que pode evoluir para celulite orbitaria que além da inflamação pode causar proptose do olho e paralisia do mesmo.

Além de outras menos comuns como meningite e abscesso cerebral.

 

Conclusão e finalidade do texto :

 

Minha intenção neste post é esclarecer sobre a fisiopatologia da sinusite,ou seja, com ela se desnvolve, devido a isso, uma pessoa que já apresentou um quadro clinico como este e tratou não tem mais a doença.

Resumindo : você não TEM sinusite , você ESTÁ com sinusite. Basta tratar!